o meu bloco de notas

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Breve olhar sobre "semiótica"


Durante as minhas leituras, à volta do tema da semiologia, pareceu-me importante escrever uma breve referência à ciência que estuda os signos: a semiótica.
.
"Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia." (in wikipédia)
.
Foi já durante o séc. XX, que esta disciplina adquiriu o estatuto de "ciência", com autores como Pierce (anteriormente referido), Saussure, Morris, Greimas e Umberto Eco, entre outros, a pensar sobre esta temática.
.
Esta referência à semiótica, tornou-se imprescindível quando, ao iniciar a minha leitura do cap. IV do "tratado do signo visual", me deparei com um grande número de informações sobre os estudiosos desta disciplina, bem como sobre o assunto: o signo icónico.
.
Se para Morris (1946), o signo icónico tem as mesmas propriedades que o que lhe é denotado (sob um certo ponto de vista), para outros (Ruesch e Klees), são um símbolo, através das suas proporções e relações tornam-se similares ao objecto ou à ideia que representam.
.
Para Pierce, o signo está associado ao seu pensamento filosófico. Para este autor, uma relação triádica (primeiridade, secundidade e terceiridade) permite-nos perceber os fenómenos visuais (fanerons). O signo pode classificar-se em três categorias (já referenciadas): ícone, índice e símbolo.
.
Umberto Eco defende que, ao referirmos meramente o campo das percepções, é necessário afirmar que o signo icónico constrói um modelo de relações homólogo ao modelo de relações perceptivas que o sujeito constrói, ao conhecer e recordar um objecto (1970). Desta forma, a ambição da semiótica será, não a de elaborar uma tipologia para designar os signos mas o estudo dos modos de produção da função semiótica.
.
A estas problemáticas se dedica também o Grupo µ...

2 Comments:

At 3:12 da tarde, Blogger Dina Domingues said...

muito me contas
não fazia ideia do que era a semiótica.
interessante, parece-me que é preciso observar muito e interpretar, mais do que ler, não é?

 
At 7:54 da tarde, Blogger Ana Antas said...

Martinha,

Gostei do teu blog sobre a semiótica... explicaste bem esta ciência que estuda os signos e parece estar tão na moda...ela usa-se na medicina, no cinema, no teatro...Bendito seja Saussure, que foi 1º grande teórico desta ciência!

 

Enviar um comentário

<< Home