o meu bloco de notas

domingo, janeiro 28, 2007

O conceito de signo em Peirce

Após a leitura dos documentos disponibilizados na disciplina e depois da minha primeira tentativa de reflexão sobre a imagem, aqui me proponho a continuar a minha reflexão...

Ao ler sobre "imagem", percebi que hoje em dia esta é uma palavra com inúmeros e diversos significados... (relacionando-se com os diversos meios de comunicação que temos ao nosso dispor) o que me leva a outra reflexão, desta vez sobre o significado das representações visuais (ou imagens).

Tentando, de uma forma muito simplista, explicitar o conceito de signo diria que Pierce classifica os signos em três categorias diferentes; um signo pode ser um ícone, um índice ou um símbolo.


Escolhi uma pintura de Andy Warhol, para tentar ilustrar esta ideia de significação da imagem.






Considerando as ideias de Pierce, a que categoria corresponderia esta imagem?

ícone - porque representa uma lata?
(O signo assemelha-se de alguma forma ao seu objecto)


índice - dá-nos uma ideia do que se pode encontrar lá dentro, sopa ou polpa de tomate?
(Existe uma ligação entre o signo e o seu objecto)


símbolo - porque representa um tipo de pintura, "pop-art"?
(Não existe semelhança entre o signo e o objecto, mas representa uma ideia, um conceito)


Poderá ser esta uma representação mista?


Mas não dependerá esta categorização do contexto em que o signo aparece, da relação que se estabelece e da própria expectativa de quem tenta percepcionar o signo?

À luz do conceito de signo em Pierce, penso que esta representação visual é mista, ícone - porque representa uma simples lata de sopa de tomate e símbolo - porque representa uma década muito marcante do séc. XX, um estilo de vida, uma forma de arte e de expressão.